Vantagens do Software Livre para o terceiro setor

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba as vantagens do Software Livre para a sua organização

Quando falamos sobre as vantagens do Software Livre conseguimos entender sua utilização e escolher o melhor caminho ao sua organização. Mas, antes de mais nada, é preciso compreender bem seu conceito.

O que é Software Livre?

Já comentamos sobre o conceito neste artigo aqui, que te dará uma visão mais completa a respeito.

Porém, de forma resumida, o Software Livre está diretamente ligado a uma questão de liberdade. Não apenas sobre valores, apesar de ser bastante difundido de forma equivocada.

É preciso saber exatamente o objetivo de seu uso para avaliar se é, realmente, a melhor opção para sua entidade.

Vantagens do Software Livre na sua implementação

Vantagens do Software Livre
Toda a liberdade que caracteriza o Software Livre permite que o usuário vá além!

01# Toda a liberdade que caracteriza o Software Livre permite que o usuário vá além! A Completo Tecnologia sabe bem sobre o assunto. Afinal, desde a década de 90 vem implementando soluções abertas em estações de trabalho, além de outras funcionalidades.

Servidor de arquivos, firewall, software de monitoramento, CRM, softwares de gerenciamento de conteúdo (website). Banco de dados e projetos especiais, como o desenvolvimento de um sistema embarcado para administração de uma Junk Box digital.

Portanto, o software livre permite que seu código seja alterado e adaptado à necessidade de sua instituição, sem maiores problemas;

02# – Para ser um Software Livre o programa não pode exigir licença de utilização. Neste caso, a instituição consegue economizar com essa isenção, reduzindo custos;

03# – Por não ter sua licença comercializada, o software livre permite ser compartilhado para mais de um usuário, sem aumento de custos para as organizações do terceiro setor;

04# – Além disso, o estudo do software para seu aprimoramento é um benefício essencial nas organizações que buscam compartilhar conhecimento para ampliar seus recursos.

05#A segurança da informação também é um fator muito preocupante para as organizações. Desta forma, ao optar pela modalidade de Software Livre é possível obter o benefício de contar com uma comunidade que está constantemente em busca de falhas. Então, que passa a testar as codificações e ajustá-las sempre que necessário.

06# – Inovação: O software Livre, por trazer o código aberto e disponível, torna-se flexível quanto a incrementos de funcionalidade e customizações. Também por isso, este está sempre compatível com as soluções mais atuais do mercado.

07# – Usabilidade e Documentação: Como um software Livre é feito essencialmente por especialistas de TI, sua qualidade prima pela funcionalidade do código. Mas pode deixar a desejar em alguns aspectos, sendo um dos destaques, a usabilidade.

Isso também resulta na produção de documentação e manuais, quando há, já que este não é um requisito do software Livre, este é em nível muito técnico para ser facilmente entendido pelo usuário final da aplicação.

8# –  Flexibilidade: Outro benefício do Software Livre em relação ao Software Proprietário é o fato do primeiro ser mais configurável e flexível. Desta forma, supre as necessidades individuais de cada pessoa ou organização. Isto deve-se ao fato de ser possível modificar o código fonte para incrementar mais funcionalidades e comportamentos do software.

Soluções para o uso de Software Livre para o terceiro setor

Nossos profissionais são altamente capacitados para entender as necessidades técnicas de um projeto de software Livre, principalmente tratando-se de entidades do terceiro setor.

O nosso objetivo é desenvolver e implementar soluções que ofereçam agilidade, economia e flexibilidade para as organizações do terceiro setor.

Quer entender ainda melhor essa solução? Conte conosco e fale com nossos profissionais.

Não se esqueça de deixar seus comentários aqui, ok?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *