Remover malware é realmente eficaz para proteção de dados?

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba como o uso do removedor de malware pode garantir a segurança da sua empresa e evitar com que dados sejam roubados

Malware, a abreviação de “malicious software” (em português, “programa malicioso”), é um termo utilizado para todo e qualquer tipo de software que tenha a intenção de danificar ou roubar dados do seu computador. É também utilizado hoje para a mesma ação com qualquer outro dispositivo móvel, seja celular, tablet, notebook ou smartwatch. Para evitar esse tipo de ação, é importante o uso de um removedor de malware, um programa que protege seu dispositivo contra esses softwares invasores.

Quer saber mais sobre como proteger seus dados contra o malware e se manter seguro contra os hackers? Então acompanhe esse artigo até o final e tenha todas as informações necessárias para evitar esses ataques.

História do malware

O primeiro malware que se tem notícia na história vem de 1971. Mas só foi generalizado de fato na década de 80, quando os computadores pessoais se tornaram acessíveis nos países desenvolvidos.

O acesso irrestrito da população aos dispositivos móveis tem os seus pontos positivos e negativos, pois se as pessoas comuns poderiam ter computadores pessoais, os hackers também teriam esse acesso. Com o crescimento do número de indivíduos criando malwares, naturalmente surgiriam pessoas para criar os removedores de malware, mais conhecidos como antivírus.

Conhecido popularmente e por várias empresas que trabalham com programas removedores de malware como vírus, esses malwares são grandes dores de cabeça dos tempos atuais. Enquanto se pensava que esse seria um problema do futuro, se descobriu que o futuro já chegou.

O caso WannaCry em 2017

Casos como o WannaCry, um crypto-ransomware que atacou uma vulnerabilidade do sistema operacional Windows em 2017, nos fazem perceber o quanto estamos vulneráveis frente à evolução tecnológica que aflora a cada segundo diante dos nossos olhos. Este malware sequestrou arquivos de mais de 230.000 máquinas ao criptografá-los e, após o ataque, os hackers pediram dinheiro para devolver os arquivos roubados. Diversas empresas foram afetadas, como a Telefônica e Europol; e grandes órgãos no Brasil, como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), TJSP, INSS, entre outros.

Houve um enorme prejuízo econômico em todo o mundo, causando um grande transtorno no universo online. Por isso a importância de utilizar corretamente os removedores de malware é cada vez maior na atualidade.

Malware
Malware

Acima, imagem do WannaCry (fonte: TecMundo) em computadores invadidos, que diz:

“Ooops, seus arquivos foram criptografados!

O que aconteceu com meu computador?
Seus arquivos importantes foram criptografados.
Muitos de seus documentos, fotos, vídeos, databases e outros arquivos não estão mais acessíveis, porque eles foram criptografados. Talvez você esteja ocupado procurando uma maneira de recuperá-los, mas não perca o seu tempo. Ninguém consegue recuperar seus arquivos sem nosso serviço de descriptografia.

Posso recuperar meus arquivos?
Claro. Nós garantimos que você consegue recuperar todos os seus arquivos seguramente e facilmente. Porém, você não tem muito tempo.
Você pode descriptografar alguns de seus arquivos de graça. Tente agora clicando em <Descriptografar>.
Mas se você deseja descriptografar todos os seus arquivos, você precisa pagar.
Você tem somente 3 dias para enviar o pagamento. Depois disso o preço será dobrado.
Ainda, se você não pagar em 7 dias, você nunca mais poderá recuperar seus arquivos.
Nós teremos ocasiões gratuitas para usuários que são tão pobres que não poderão pagar em 6 meses.

Como eu posso pagar?
O pagamento é aceito em Bitcoin somente. Para mais informações, clique em <Sobre bitcoin>. Favor checar o preço atual do Bitcoin  e comprar alguns bitcoins. Para mais informações, clique em <Como comprar bitcoins>.
E envie a quantia correta para o endereço especificado nesta janela.
Após seu pagamento, clique em <Checar pagamento>. O melhor horário para hecar: 9:00-11:00.”

Estamos protegidos?

Computadores, tablets, laptops, smartphones, relógios, televisões… tudo está conectado e suscetível à invasão. Até mesmo alguém com uma marcapasso que possui algum tipo de monitoramento remoto corre o risco de ser invadido.

E, como sempre, temos os dois lados da guerra: os que pensam a tecnologia como uma evolução e melhora na vida humana; e os que querem usar essa mesma tecnologia para ganhos pessoais, geralmente envolvendo diversos tipos de crimes. Em um mundo digital hostil e extremamente inseguro, fica a pergunta: é realmente possível proteger os meus dados com algum removedor de malware?

Objetivo do uso do malware

Existem muitos motivos pelos quais hackers criam tais malwares. Muitas pessoas já passaram por alguma tentativa de invasão por vírus, mas o mais comuns dos nossos dias é o sequestro ou roubo de informações.

Quando o sequestro de dados acontece, geralmente um resgate em alguma criptomoeda é requisitado. Foi exatamente isso que aconteceu com o WannaCry. Diversos sistemas governamentais e até hospitalares em todo o mundo foram sequestrados, fazendo com que um vírus de computador realmente ameaçasse sisgemas e, no caso de hospitais, vidas humanas.

Como me proteger de malwares?

Um número enorme de dados e informações passam pelos computadores e dispositivos móveis a cada segundo. Assim, é extremamente difícil não aparecer nenhum malware, por menor que seja em nossos dispositivos. Nem todos eles fazem algo perceptível ou que chega a incomodar o usuário… Na maioria das vezes, um bom removedor de malware consegue fazer uma varredura no seu sistema.

Algumas das formas mais eficazes de proteger os seus dados são:

  • Manter sempre o seu sistema operacional e todos os seus softwares atualizados, pois muitos hackers exploram as brechas e bugs não corrigidos pela não atualização disponibilizada pelas empresas.
  • Pensar duas vezes antes de baixar qualquer arquivo. Seja ele foto, música, texto.
  • Evitar pop-ups sempre que possível. Os navegadores possuem uma configuração para isso.
  • E, mais importante do que tudo isso, usar sempre softwares removedores de malware com uma equipe especializada em Tecnologia da Informação.

Todas essas medidas são formas de manter o seu computador ou dispositivo móvel mais seguros. Contudo, ainda existem hackers que conseguem invadir qualquer coisa, até mesmo empresas gigantes e com infraestruturas tecnológicas extremamente preparadas.

Por isso, é importante sempre se manter atento ao uso da tecnologia e também ficar focado sobre qual o melhor removedor de malware para a sua empresa. Com um bom programa, é possível evitar invasões aos arquivos da sua entidade e evitar futuras dores de cabeça tendo que negociar com hackers.

Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo que podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *