Mini guia de como fazer backup de dados

Tempo de leitura: 6 minutos

Já pensou perder arquivos importantes armazenados no computador? Você não precisa passar por isso! Saiba como fazer backup de dados de forma rápida e segura

Você já parou para pensar na quantidade de informação que tem armazenada em seu computador? Agora, já pensou perder alguns dados importantes por causa de um erro ou vírus? Só de pensar, já bate o desespero. Por isso, nesse artigo, você aprenderá dicas práticas de como fazer backup e manter seus dados protegidos.

Afinal, não tem jeito. O uso diário do computador só faz acumular um grande volume de dados, principalmente quando ele é usado por mais de uma pessoa. Alguns desses dados são pouco relevantes. Entretanto, outros têm suma importância.

Perder dados muitas vezes representa uma falta de segurança, perda de eficiência e trabalho dobrado. Para evitar essas consequências negativas, fazer backups dos dados regularmente é essencial. Veja como!

O que é backup?

A nomenclatura é usada para designar uma cópia de segurança de arquivos digitais. É uma ação frequentemente realizada por pessoas e empresas para assegurar documentos, vídeos, imagens e outros arquivos. Seja no computador, na nuvem (em hospedagens on-line como Google Drive ou Dropbox) ou em um dispositivo externo, como HD ou pendrive.

A finalidade, portanto, é se resguardar de uma súbita perda de arquivo. Pois só quem já perdeu informações importantes, sabe a dor de cabeça que isso pode dar.

como fazer backup
Pendrive? CD? HD externo? Nuvem? Afinal, onde você deve deixar os dados de sua entidade?

E como fazer backup?

Pelo pendrive

Vantagens: É a forma mais simples e rápida de fazer backup das suas informações. Além de ser de fácil manuseio, pode ser transportado sem muito esforço.

Desvantagens: É importante ficar de olho na quantidade de dados que você quer armazenar. Se for um grande número pode ser necessário mais de um pendrive para armazenar toda essa informação. Além disso, com o passar do tempo o pendrive pode estragar, corrompendo os arquivos.

Backup no computador

Vantagens: Mais uma forma bem fácil de como fazer backup é usar uma mídia física. E pode ser feita gravando os dados em CD, DVD ou Blu-ray, através de um programa de gravação. Este pode até ser do próprio computador. A principal vantagem é que essas mídias são baratas e podem ser guardadas em qualquer lugar, como um cofre, por exemplo.

Desvantagem: Dependendo do volume de informação, serão necessárias várias mídias para fazer finalizar o backup.  Outro problema é que, com o tempo, esses dispositivos podem ser corrompidos, fazendo com você perca seus arquivos.

Backup para um HD externo

Vantagens: É um dos métodos mais usados sobre como fazer backup. Afinal, consiste em fazer uma cópia dos arquivos em uma mídia externa, no caso, o HD externo. O processo é simples e segue a mesma linha do armazenamento no pen drive. Basta plugar o HD no computador e copiar todos os arquivos desejados para o dispositivo. Ainda, ao contrário das opções anteriores, um HD externo é uma mídia que tem grande espaço de armazenamento. Portanto, dificilmente você precisará de mais de uma unidade.

Desvantagens: Costuma ser maior do que os outros tipos de armazenamento físicos, precisando de espaço para ser transportado. Além disso, como os demais armazenamentos físicos, pode ser corrompido conforme o passar do tempo. Também é preciso cuidado para não deixá-lo cair acidentalmente e quebrá-lo.

Arquivos na nuvem

Vantagens: Dropbox, Google Drive, One Drive, SkyDrive, iCloud. Com certeza você já deve ter ouvido falar em algum desses recursos. Eles são opções on-line que possibilitam o armazenamento de dados na nuvem. Isso significa que suas informações ficarão guardadas na Internet, sem precisar de mídia física. Essa opção oferece maior facilidade, já que é possível acessar o backup de qualquer outro computador, tablet ou celular. Além disso, permitem criar pastas sincronizadas. Ou seja, você salva um arquivo no seu computador e ele é copiado automaticamente para o servidor sincronizado.

Desvantagens: Não é um recurso que garante total segurança e sigilo dos seus arquivos. O que pode ser um problema se você estiver armazenando dados pessoais ou informações confidenciais do seu trabalho.

E agora?!

Como você pode perceber, todas essas opções de como fazer backup têm seus lados positivos e negativos.

A mídia física, seja ela CD, DVD, Blue Ray, pendrive ou HD externo, exige ser guardada com um cuidado maior. Pois se for destruída ou danificada, você perde os dados. Mas é uma opção rápida, segura e que exige pouco conhecimento para realizar a cópia dos documentos.

Já o armazenamento na nuvem, por outro lado, também é simples. Mas pede um pouco mais de conhecimento para ser realizado. E apesar de ter o acesso facilitado de qualquer outro computador, ele só pode ser feito on-line e não tem garantia de segurança de que outras pessoas que acessam o seu PC não verão os conteúdos.

Então, qual opção é mais viável de como fazer backup de dados?

A solução ideal sobre como fazer backup de dados

Depois de ler tudo isso, você deve pensar que a melhor solução é fazer cópias de segurança em dispositivos diferentes.  Colocar em HD externo, por exemplo, mas também deixar os arquivos em nuvem. Assim fica resguardado de uma perda, dano ou roubo. Mas isso daria bastante trabalho e o que você mais quer é otimizar o tempo, concorda?

Por isso a solução ideal de como fazer backup seguro e eficiente é gerenciar o ambiente de TI. Ou seja, resguardar todos os dados e informações através de um serviço especializado em gestão de infraestrutura.

Pareceu um pouco complicado? Pelo contrário. Estamos falando de recursos para guardar dados e gerar relatórios de forma otimizada e eficiente, sem tomar nada do seu tempo.

Como? A Completo pode te ajudar!

Temos um serviço de gerenciamento de servidores que visa armazenar e gerenciar suas informações. Com total segurança, protegendo seus dados de ameaças (internas e externas) e garantindo a integridade das informações.

Ficou interessado em como fazer backup com gerenciamento de TI? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre esse serviço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *