Ferramenta de backup é braço direito para entidades do Terceiro Setor

Tempo de leitura: 5 minutos

Ter uma ferramenta de backup é sinônimo de proteção e eficiência para sua entidade. Não espere o pior acontecer. Veja os reais motivos para ter uma!

Os dados pessoais e financeiros de seus colaboradores estão em arquivos e planilhas no computador? Então o assunto que temos nesse artigo foi criado especialmente para você.  Aqui vamos falar sobre a importância de uma ferramenta de backup para uma boa gestão dos arquivos das entidades do terceiro setor.

Por mais que seus dados estejam bem organizados em arquivos e pastas, eles não estão totalmente resguardados e, em algum momento, pode ser que essas informações se percam.

Por isso, leia com atenção às informações que vamos passar aqui, e evite cometer erros que podem custar muito caro no futuro, sabendo usar da maneira correta a melhor ferramenta de backup disponível atualmente.

O que é uma ferramenta de backup?

O backup nada mais é do que uma cópia de segurança dos arquivos e dados que estão salvos no computador ou servidor.

Pode ser feito manualmente, copiando os arquivos para um dispositivo externo, como HD, CD ou pendrive. Mas também pode ser realizado de forma automática, normalmente com ajuda de uma ferramenta de backup que automatiza o processo para um ambiente externo, ficando. Dessa forma, livre da intervenção manual e tornando todo o processo mais prático e seguro.

Por que fazer uma cópia extra?

Ter cópia de todos os arquivos é uma forma de garantir mais segurança às suas informações. E segurança e confiabilidade devem ser características fundamentais para organizações do terceiro setor. Principalmente se você armazena dados pessoais e financeiros dos seus filiados.

Computadores e celulares nunca estão 100% imunes a vírus, invasão de hackers, acidentes e defeitos. Por isso, é de grande valia investir em uma boa ferramenta de backup que assegure contra esses imprevistos e impeça que os arquivos se corrompam ou, pior ainda, sejam roubados, utilizando uma Ferramenta de backup.

Além de ter mais segurança e facilidade para recuperar dados, outro ponto que torna o backup tão eficiente na gestão da sua entidade é a centralização de informações. Ter uma estrutura enxuta e pronta para atender às necessidades, em qualquer circunstância e da melhor maneira possível, é fundamental para uma boa gestão.

ferramenta de backup
O backup pode não ser tão simples quanto você pensa: cuidado com o “falso backup”!

Falso backup: tome cuidado

Todos os métodos de cópia de segurança têm seus prós e contras, inclusive quando o assunto é segurança. E, infelizmente, o backup manual, realizado em CDs, DVDs e pendrives é bem fragilizado. Com altos índices de erro durante a restauração.

Já imaginou pensar que está com todos os seus dados e informações mais importantes bem resguardados? Além de que, no momento em que precisa usá-los, perceber que, na verdade, não tem nada arquivado ou ainda que tudo foi perdido?! Um verdadeiro momento de desespero que nenhum diretor deseja passar, não é mesmo?

Além dos erros de restauração, a baixa velocidade para gravar e ler os arquivos, além da exposição ao erro humano, são alguns problemas bem graves em backup manuais. Então, tais podem levar ao falso backup ou mesmo à perda dos seus dados. Isso sem apontar a possibilidade de perda dos dispositivos físicos em roubo, incêndio, acidentes de queda ou situações semelhantes.

Parecem situações bem bobas, que dificilmente você vai passar. Mas achar que está com os dados protegidos e, no momento do acesso ou restauração, não conseguir abri-los, é bem mais comum do que você pode imaginar.

Portanto, cuidado para não cair na armadilha do falso backup. Certifique-se de que a mídia escolhida para a cópia de segurança é realmente confiável, que ela será guardada em um lugar seguro. E, principalmente, que o procedimento foi realizado por completo e todos os arquivos foram copiados.

A perda de dados importantes pode causar sérios prejuízos à entidade. Determinando, em situações mais graves, o fim prematuro da entidade.

Mas qual a melhor solução para se prevenir?

Numa avaliação geral, considerando as vantagens e desvantagens de cada modo de backup, a solução mais segura e eficiente seria o backup sistemático em nuvem. Ou seja, em servidores externos.

E, de preferência, gerenciado por uma equipe especializada neste tipo de serviço. Com uma ferramenta de backup totalmente automatizada, que reúne recursos úteis e de fácil acesso, capaz de realizar o backup dos dados em servidor, dispositivo ou nuvem (cloud).

Só que achar uma ferramenta completa assim deve ser muito difícil ou inacessível, certo? Errado, bem errado!

A Completo Tecnologia é uma empresa que oferece serviços em tecnologia da informação especializados para o terceiro setor. Em soluções personalizadas e aderentes, com o melhor da tecnologia, inovação e relacionamento.

O serviço de backup que você precisa inclui:

  • Processo totalmente automatizado;
  • Poder ser instalado em vários computadores e servidores;
  • Interface fácil de operar;
  • Cópia automática em horários pré-determinados;
  • Proteção e integridade contínua de dados;
  • Criptografia;
  • Arquivamento confiável;
  • Agilidade na recuperação dos dados.

Com a garantia de ter suas informações em segurança, protegido de ameaças, tanto internas quanto externas. Salvos no seu servidor e em todas as estações da rede. Essa é a segurança que você precisava para os seus dados e otimização de tempo e serviço para a sua entidade.

Não espere o pior acontecer! Backup é sinônimo de proteção, confiabilidade e eficiência! Conte com a Completo Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *