Armazenamento em nuvem: comparação das 4 principais ferramentas

Tempo de leitura: 5 minutos

Ferramentas para armazenamento em nuvem garantem um aumento de produtividade, segurança e confiabilidade. Quer saber qual é a melhor?

Com a quantidade de dados que lidamos todos os dias, ter uma gestão da informação mais eficiente, dinâmica e flexível é fundamental para qualquer entidade. Assim, se for isso que você está precisando, o armazenamento em nuvem é a solução ideal. Assim, é possível acabar com aquele acúmulo de papel e deixar seus projetos, documentos e informações muito mais organizados.

Hoje, existem inúmeros sistemas que permitem guardar arquivos na nuvem, cada um com sua singularidade. Listamos os principais serviços de armazenamento em nuvem para você decidir aquele que melhor se encaixa em sua necessidade. Veja a seguir:

1) Dropbox

Ferramenta mais famosa de armazenamento em nuvem, sendo uma das primeiras a oferecer esse serviço. Apresenta interface simples, que facilita muito o seu uso e é compatível com diversas plataformas (Windows, Linux, iOS, Android, Blackberry e outros).

Recursos oferecidos:

  • Sincronizar diretórios automaticamente;
  • Sincronizar dispositivos móveis;
  • Fazer upload automático de fotos (quando a ferramenta está instalada em tablets e smartphones e o usuário ativa esta opção);
  • Compartilhar arquivos através de links diretos;
  • Sincronizar pastas em qualquer plataforma, utilizando a mesma conta;

A versão básica e gratuita oferece, inicialmente, 2GB de espaço para armazenamento. Entretanto, a capacidade pode aumentar conforme o usuário interage com o sistema e paga por isso.

Indicando o serviço aos amigos, por exemplo, você pode ganhar mais 1GB gratuitamente. A versão DropBox for Business é paga e oferece armazenamento ilimitado, ao valor de US$20 (vinte dólares americanos) ao mês.

2) Google Drive

Junto com a ferramenta anterior, foi um dos primeiros serviços de armazenamento em nuvem. Propriedade do gigante das buscas, é compatível com as plataformas Windows, Mac, Android, iOS, entre outras. Ainda, possui um exponencial número de usuários.

Recursos oferecidos:

  • Armazenar qualquer tipo de arquivo (documentos de texto, fotos, planilhas etc.);
  • Compartilhar arquivos com outros usuários Google;
  • Conectar o Drive com aplicativos de forma colaborativa;
  • Salvar todos os anexos dos e-mails diretamente no Google Drive;
  • Sincronizar dispositivos móveis;
  • Compartilhar arquivos através de links diretos;
  • Editar e ainda colaborar em arquivos de outras pessoas.

Apenas por ter uma conta de e-mail do Gmail, o usuário já ganha 15GB gratuitos para armazenamento de dados. Mas, ao contrário do Dropbox, o Google Drive não oferece espaço extra na modalidade gratuita. Ou seja, é preciso pagar para ter um espaço de armazenamento maior. Contudo, se consagra como uma excelente ferramenta para o armazenamento em nuvem.

Veja detalhes de cada ferramenta para saber qual melhor se encaixa à sua necessidade

3) One Drive

Ferramenta de armazenamento da Microsoft, é compatível com as plataformas, Windows, Mac, Android, iOS e outras.

Recursos oferecidos:

  • Acesso on-line ao Office (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) sem a necessidade de ter a suíte instalada e com mais recursos do que o usuário comum;
  • Colaboração em tempo real de vários usuários em textos, planilhas ou slides, simultaneamente;
  • Incorporar arquivos e pastas em uma página da web, a partir de um código totalmente seguro;
  • Compartilhar arquivos através de links diretos.

Oferece ao novo usuário 7GB de espaço na modalidade gratuita. E a indicação de amigos pode render até 500MB por cada pessoa.

Uma desvantagem do One Drive é que as chaves de criptografia que envolvem o armazenamento não são extremamente fortes, nem mesmo nos planos pagos. O que pode gerar roubos de textos e dados sigilosos.

4) iCloud

Ferramenta de armazenamento em nuvem exclusivo para clientes Apple. É compatível com Mac, iOS, windows e outros.

Sim, apesar de ser uma plataforma exclusiva para os usuários dos serviços da Apple, a ferramenta também funciona em computadores com o sistema operacional Windows.

Recursos oferecidos:

  • Permite o armazenamento em nuvem  e diversos arquivos:
  • Salva os contatos da agenda e calendário do iPhone ou iPad;
  • Sincroniza informações com todos os dispositivos da Apple;
  • Oferece opção de compartilhamento de informações (fotos, localização, calendário e compras feitas no App Store) com até 6 pessoas da mesma família.

Gratuitamente, o usuário tem 5GB de espaço para armazenamento. Sendo possível ampliar para até 2TB em planos cobrados em dólares.

Mas, então, qual é a melhor ferramenta?

Preço

Todos os serviços de armazenamento on-line que citamos aqui possuem versões gratuitas e paga. E, dependendo do que você procura e precisa, a opção sem custos irá te atender bem.

Entretanto, os planos gratuitos estão passíveis de sofrer com instabilidade ou mesmo interrupção do serviço (mesmo que temporariamente) por parte do mantenedor. Ou seja, mesmo optando por armazenar os arquivos na nuvem, fazer backup dos dados continua sendo indispensável.

Criptografia

Também é importante lembrar que nem todas essas ferramentas possuem sistema de criptografia totalmente seguro. E esse é um fator muito importante a ser considerado na hora de escolher qual ferramenta você usará para realizar o armazenamento em nuvem.

Combinação de ferramentas de backup com armazenamento em nuvem

Então se você deseja armazenar seus dados e arquivos em apenas um único local, ter acesso em qualquer lugar do mundo e ainda ter a certeza de que eles estão bem protegidos, a Completo oferece uma completa gestão de TI para o seu negócio.

Além do serviço de armazenamento em nuvem, oferecemos ferramenta de backup, monitoramento remoto de servidores de rede, administração e otimização de banco de dados, segurança da informação, entre outros. E com um diferencial valiosíssimo: estamos sempre a postos quando precisar!

Gostou? Entre em contato, saiba mais sobre nossos serviços e o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *