Como conseguir doações de empresas em apenas 6 passos

Tempo de leitura: 6 minutos

A arrecadação de verbas é um problema de muitas ONGS. Mas, para você, essa questão acaba agora. Veja aqui um passo a passo de como conseguir doações de empresas!

Sem dúvidas um dos principais desafios vividos por entidades sem fins lucrativos é obter uma boa arrecadação financeira. Afinal, é preciso manter a organização e conseguir cumprir com os seus objetivos. Por isso, aqui nesse artigo nós vamos facilitar o seu trabalho! Confira as melhores dicas de como conseguir doações de empresas e elevar a renda da sua ONG.

Está preparado? Mas antes de te dar um passo a passo para conseguir doações de empresas, gostaríamos de destacar algo bem importante.

Atenção: não atire para todos os lados!

Não saia por aí pedindo doações para a primeira empresa que achar pela frente, combinado? É necessário desenvolver um plano de abordagem, que inclui definir com quais empresas irá entrar em contato e quais serão os objetivos das doações.

Concentre seus esforços em empresas que tenham algum tipo de afinidade com a sua instituição ou com a sua causa/projeto. Dessa forma, é muito mais fácil receber um “sim”. Afinal, os benefícios da doação serão muito mais claros para o doador.

Então, depois de fazer uma busca e listar as organizações que se encaixem nesse perfil, você estará pronto para colocar em prática nossas dicas. Vamos nessa?

Veja a seguir 6 passos simples de como conseguir doações de empresas:

Passo 1: Saiba tudo sobre a empresa

Antes de entrar em contato e solicitar uma doação, conheça tudo sobre a empresa com a qual deseja conversar. Com uma busca rápida na internet, nas redes sociais e no site da empresa já é possível saber bastante coisa. E, assim, facilitar suas ações de como conseguir doações de empresas.

Tenha conhecimento sobre a empresa, com o que ela trabalha e o que ela oferece à comunidade. Essas informações são fundamentais para traçar estratégias de “recompensa” (nosso passo 5) e assim conseguir obter a simpatia dessa companhia.

Passo 2: Descubra quem é o responsável pelas doações

Na busca do passo anterior, é fundamental descobrir quem é o gestor responsável pelas doações ou relacionamento com a comunidade. Para ser mais profissional e ser levado a sério, direcione seu discurso à pessoa específica. Ao invés de ir atirando para todos os lados dentro da empresa e parecer desesperado em busca de uma doação…

Passo 3: Envie um comunicado

Com o nome do gestor responsável, redija um comunicado em formato de carta e envie pelo e-mail (ou, se preferir, mande pelo correio).

No texto, conte um pouco sobre sua ONG e sobre o projeto de forma clara e sucinta. Prossiga falando que gostaria que a empresa se envolvesse e fizesse uma possível doação.

Cite os motivos pelos quais essa doação é importante e como ela poderá beneficiar o projeto em questão. E aproveite para dizer que a empresa também pode se beneficiar com essa atitude, já que ser solidário é cada vez mais importante no mundo empresarial.

Termine a carta solicitando o agendamento de uma reunião para uma conversa mais detalhada e a agradeça a atenção.

Use poucas linhas e, com simplicidade, desperte a atenção e a curiosidade do gestor pela sua entidade.

Passo 4: Agende uma reunião

Após enviar a carta, aguarde um tempo para que o gestor possa lê-la com calma. Se após alguns dias ninguém da empresa entrar em contato, ligue para confirmar o recebimento e agendar a reunião. Ao telefone, seja educado, pergunte sobre a carta e veja a disponibilidade para conversarem.

Na reunião, tente se mostrar firme e confiante nas suas ideias. Aproveite o momento para explicar mais detalhadamente sobre o projeto. É importante esclarecer todas as dúvidas do gestor. Entretanto, se não souber responder a algum questionamento, não fique com receio de dizer que irá respondê-lo depois de averiguar as informações dentro da sua ONG.

Passo 5: Mostre as  vantagens e ofereça algo em retorno

Esse é o passo mais importante de como conseguir doações de empresas. Por causa dos negócios, muitas empresas não fazem doações apenas por caridade. Normalmente elas buscam alguma forma de realmente ter um impacto com aquela ONG. Portanto, é importante oferecer uma oportunidade de negócio para a empresa que você está abordando.

Apresente, de forma bem sucinta e clara, o que ela tem a ganhar com a doação. Exemplos:

  • Dedução no imposto de renda e incentivos fiscais

A legislação brasileira oferece bons benefícios para as empresas que ajudam ONGs e investem em causas sociais. Provavelmente, o gestor já sabe dessa informação, mas é possível reforçar benefícios que mexem, positivamente, com a contabilidade.

  • Agregar valor à marca e melhorar a forma como o consumidor vê a empresa

Mostre de que forma a doação pode melhorar a imagem da empresa, favorecendo o relacionamento com os clientes e a comunidade.

  • Publicidade e visibilidade

Se estas opções forem viáveis, é uma boa estratégias para conseguir doações de empresas. Ofereça estampar o logotipo no uniforme da ONG ou nomear algum espaço com o nome do doador, por exemplo. Outra ideia é fazer um agradecimento público daquela doação realizada.

Passo 6: Mantenha contato

Mesmo após a doação ter sido realizada, mantenha contato frequente com a empresa doadora. Deixe-os ter conhecimento sobre o andamento do projeto e das novidades da sua instituição. Envie cartões de aniversários e mensagens em datas comemorativas. Essa é uma forma de mostrar gratidão e fazer com que eles se sintam parte da família.

Crie um relacionamento para que, no futuro, quando você precisar pedir uma nova doação, as portas já estejam abertas!

E para completar as dicas de como conseguir doações de empresas: aproveite suas oportunidades

Participe de eventos, feiras e conferências que tenham ligação com a sua instituição. Faça contatos, mas não peça doações durante esses encontros, para não ser inconveniente. Pergunte apenas se eles gostariam de saber sobre o seu projeto e anote os contatos para ligar posteriormente.

Também é importante ter uma presença forte nas redes sociais. Além de ser um meio de comunicação eficiente manter a comunidade informada sobre sua organização ou projeto, é uma boa forma de divulgar empresas que contribuem com doações.

Pronto! Com essas dicas de como conseguir doações de empresas, você está preparado para conquistar mais verba para a sua instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *