Proteja seus dados contra ataques de ransomwares

Tempo de leitura: 3 minutos

Os Ransomwares têm se tornado cada vez mais conhecidos na internet, graças a ataques sofridos por importantes instituições em vários países. Este tipo de malware pode causar muita dor de cabeça e até prejuízo financeiro para você e sua empresa. Por isso, neste texto daremos algumas dicas sobre como se proteger deste tipo de ataque e dos danos causados por Ransomwares. Está interessado? Confira a seguir!

Proteja-se dos Ransomwares!

Um Ransomware é um arquivo danoso, cujo objetivo é sequestrar as informações do seu computador. Isso acontece de maneira silenciosa, à medida que o arquivo malicioso é executado em segundo plano pelo equipamento, invisível pelo usuário. A ação deste tipo de malware realiza e criptografia dos arquivos do seu computador e, uma vez concluído o processo, anuncia o “sequestro”.

Para ter acesso aos arquivos de volta, o proprietário da máquina deve pagar pelo resgate, geralmente em bitcoins, criptomoeda cujo rastreamento é quase impossível. Uma das dicas é: não pague o resgate, a não ser que o acesso imediato aos seus arquivos seja indispensável.

Se você dispuser de tempo, os arquivos podem ser recuperados com facilidade, uma vez que muitos Ransomwares utilizados hoje em dia são obsoletos e podem ser facilmente descriptografados.

Uma das formas mais eficazes de evitar a ação dos Ransomwares é através da utilização regular de backups. Recomenda-se que todo arquivo importante de seu computador, seja ele pessoal ou corporativo, tenha pelo menos uma versão em algum ambiente cloud.

Utilize plataformas de armazenamento como o Drive ou o Dropbox, que são bastante versáteis e de fácil uso. Empresas com e-mail corporativo também costumam dispor de espaço em nuvem para armazenar informações.

Recomenda-se também um segundo backup em mídia física, HD externo ou drive USB. É importante definir as permissões dos arquivos armazenados para “somente leitura”, impedindo assim a edição ou a exclusão das informações por usuários não autorizados.

Várias precauções podem ser extremamente importantes para evitar o ataque de um ransomware, e estes cuidados devem ser aplicados em geral para impedir a ação de outros malwares. Uma dessas ações de cautela é abrir e-mails apenas de contatos conhecidos. Geralmente, os provedores de e-mail já deixam caixas de diálogo sobre mensagens desconhecidas que não vão para a área de spam. Esteja sempre alerta.

Caso você abra e-mails desconhecidos ou suspeitos, esteja muito atento aos anexos presentes nessas mensagens. Ransomwares são aplicativos, por isso, as extensões destes programas normalmente são .exe; .vbs ou .scr. Os ransomwares utilizam técnicas de disfarce, como associar suas mensagens falsas à imagem de bancos, lojas ou ofertas de empresas.

Nas redes sociais também é preciso manter a cautela. Alguns malwares utilizam contas infectadas de amigos para enviar conteúdo de ransomware a outros usuários. Se você receber uma mensagem inesperada ou suspeita da conta verdadeira de algum amigo, não clique no link enviado e entre em contato com esta pessoa para notificá-la. Atenção a arquivos com extensões falsas, como por exemplo: vídeo.avi.exe.

Utilize sistemas atualizados e confiáveis e mantenha sempre o antivírus em dia. Acesse o nosso site para saber mais sobre cuidados com a tecnologia da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *