Confira como o Help Desk pode reduzir custos na sua organização

Tempo de leitura: 3 minutos

Sua organização conta com serviço de Help Desk? Então, talvez seja o momento de pensar a respeito, visto os benefícios que esse sistema pode proporcionar, sobretudo na redução de custos empresariais. Continue a leitura e entenda melhor.

Help Desk é um mecanismo que faz o registro e gerenciamento das demandas direcionadas à equipe de TI de uma empresa. Tem como objetivo principal garantir agilidade na solução de problemas do dia a dia. Afinal, quando ocorrem falhas em equipamentos ou softwares importantes para realização de determinados processos na empresa, todo o ciclo de produtividade pode ser afetado.

As solicitações no Help Desk podem ser feitas por e-mail, telefone, intranet, chat e outros canais. Geralmente, os registros geram uma numeração de protocolo para o devido monitoramento.

Além de prover o atendimento a demandas, o serviço de Help Desk é capaz de gerenciar os recursos tecnológicos utilizados na rotina da organização, possibilitando identificar necessidade de substituição ou revalidação de programas, por exemplo.

Outra vantagem é o conjunto de informações coletadas que podem auxiliar na análise de inúmeras questões, como verificar qual área da empresa demanda mais atendimentos, quais são as maiores reclamações, entre outras.

A partir dessas informações, surgirão ideias para a execução de adaptações e mudanças que certamente trarão resultados positivos.

Como o Help Desk pode reduzir custos?

Melhoria e eficiência no desempenho de processos, quase sempre é sinônimo de redução de custo, com a adoção do Help Desk não é diferente.

Segurança da informação

Com o crescimento do uso de tecnologia pelas empresas, cresceu também o risco de crimes cibernéticas que podem provocar extravio de dados, instabilidade de acesso e outras sérias consequências.

Desse modo, é fundamental dispor de recursos como o Help Desk que tem ferramentas que concedem total segurança das informações nele contidas, evitando possíveis despesas que podem ser desencadeadas pela ação de hackers.

Atuação preventiva

Se bem desenvolvido, o Help Desk pode ter uma atuação preventiva importante na empresa, antevendo situações que podem gerar problemas e possibilitando atuar de forma antecipada.

Assim, reduz significativamente transtornos causados por quedas ou oscilações no desempenho de máquinas e programas.

Padronização e centralização de serviços

A implantação do Help Desk permite a padronização da comunicação entre usuários e a equipe de TI, bem como a centralização de todos esses contatos em um único local.

Esse conjunto de funções colabora para redução de custos na organização, tendo em vista que diminui a ocorrência de erros no processo, aumenta a produtividade do grupo e a dinâmica de monitoramento e busca por informações de determinado registro é facilitada.

Rapidez no andamento das demandas

Não é nem preciso dizer que otimização de tempo é uma das premissas para a redução de custos em uma organização, não é mesmo?

Como mencionado anteriormente, o Help Desk tem entre seus diferenciais a capacidade de promover agilidade no atendimento de demandas, graças a um registro de solicitações unificado.

Dessa maneira, é dado andamento a todos os pedidos, com transparência e rapidez, proporcionando que mais atendimento sejam feitos em menos tempo. Esse fator permite cuidar adequadamente das emergências sem faltar tempo para questões mais gerenciais.

Deseja reduzir custos de uma vez por todas em sua organização? A Completo pode ajudar, prestando serviços de infraestrutura de TI, como o Help Desk. Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *