Como aplicar serviço de streaming em sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Os serviços de streaming podem ser um grande aliado para empresas que visam melhorar a relação com seus funcionários e clientes. Popularmente conhecida pelas plataformas da Netflix e Spotify, a tecnologia revolucionou a forma de consumir produtos e conteúdos online.

Hoje, diversas empresas investem no recurso como mais uma forma de comunicação entre seus principais públicos, atendendo diferentes tipos de demandas. Mas como utilizar o recurso de maneira assertiva para sua empresa?

O QUE É STREAMING?
Antes de qualquer coisa, é necessário entender como funciona o mecanismo. Basicamente, o streaming é uma tecnologia de transmissão online de dados sem que haja a necessidade de download. Nesse sentido, os dados são armazenados em arquivos temporários, disponíveis para quem os acessa, sem causar peso ou tráfego lento.

Conforme os vídeos ou áudios são reproduzidos, os dados se atualizam. Isso permite que um conteúdo seja consumido antes mesmo de ter sido carregado completamente. A fluidez da transmissão dos dados demanda apenas uma internet com boa conexão.

Não precisar baixar os arquivos dinamiza a relação com o que está sendo consumido, uma vez que é rápido e não ocupa espaço nos computadores ou celulares. Além disso, a praticidade do serviço inviabiliza o corrompimento dos arquivos por vírus, diminuindo a vulnerabilidade dos dispositivos.

LIVE STREAMING
Diferente do streaming, que utiliza o armazenamento temporário de arquivos para consumo, o live streaming transmite os conteúdos ao vivo. O nome já diz muito sobre como funciona: em tempo real, os conteúdos são produzidos e ao mesmo tempo consumidos pelos clientes.

Um bom exemplo de live streaming é a transmissão de um show pela TV. O evento está acontecendo, sendo gravado e transmitido, tudo ao mesmo tempo. No caso do live streaming, a conexão com a internet não pode ser interrompida pois implica a perda de parte das informações, uma vez que se trata de um acontecimento ao vivo.

COMO SUA EMPRESA PODE SE BENEFICIAR?
Aliando-se a uma estratégia de comunicação sólida, a utilização de serviços de streaming para empresas pode ser um diferencial no mercado. Pensar primeiramente nisso pode ser o sucesso do recurso na organização.

Por existirem diversas modalidades de streaming, cabe à empresa decidir qual seria mais interessante utilizar, levando em conta as estratégias comunicacionais reguladoras. Se a necessidade é beneficiar a relação empresa/funcionário, pode-se realizar:

*Videoconferências;

*Treinamentos em tempo real.

Já se a intenção é fortalecer a interação e contato com os clientes, o streaming pode ser uma ótima ferramenta. Nas redes sociais, sua utilização pode abranger os seguintes pontos:

*Divulgação de eventos através de transmissão ao vivo;

*Promoção de produtos;

*Interação com seguidores através de transmissão ao vivo.

As plataformas de streaming mais famosas, como Netflix, Spotify, YouTube e Deezer, também podem fazer parte da estratégia da empresa. Por exemplo, no Spotify, a empresa pode criar uma playlist temática para determinado produto ou evento. Cabe à imaginação e a adequação às estratégias de comunicação da companhia.

Somos um grupo formado por três unidades de negócio: Pandora (desenvolvedora de sistemas de gestão para sindicatos), Completo (infraestrutura de TI) e MHAIS (Comunicação e Marketing para o terceiro setor). Entre em contato e conheça mais sobre nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *