A importância de uma consultoria de TI especializada em terceiro setor

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Fundamental para a sociedade, o terceiro setor precisa driblar a falta de recursos e infraestrutura, intensificada pela pandemia do Coronavírus. Em meio às dificuldades, contar com uma consultoria de Tecnologia da Informação (TI) especializada no segmento se torna um grande diferencial.

Formada por ações sociais, sem fins lucrativos, este tipo de organização possui caráter filantrópico, ou seja, busca ajudar o próximo. Abrange instituições privadas, que atuam em serviços públicos, além de associações e fundações.

Entidades deste gênero, no entanto, devem prestar auxílio à população, por meio de atendimentos e serviços de teor social. Devem ter um propósito que atenda a uma causa maior, que vá ao encontro das necessidades da comunidade.

Integram ainda este grupo beneficente as Organizações Não Governamentais (ONGs) e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), cuja essência é a solidariedade.

Panorama do setor
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), há 820 mil organizações da sociedade civil no Brasil, que empregam 3 milhões de pessoas.

Diante da grande desigualdade social e das altas taxas de desemprego no país, o assistencialismo cresce a cada ano.

À medida que o Governo não atende todas as demandas sociais, o terceiro setor amplia sua atuação e passa a oferecer novas alternativas à população.

Falta de gestão profissional, mão de obra qualificada e acesso à tecnologia faz o trabalho destas instituições ser deficitário. Além disso, o terceiro setor precisa driblar a escassez de recursos e de voluntários.

A inexistência de produtos ou serviços para geração de renda faz a maioria das entidades sobreviver com doações, inclusive por meio do Imposto de Renda. Há, ainda, a verba arrecadada com eventos, rifas e outras iniciativas.

Alternativas
Diante das dificuldades, é preciso que as lideranças encarem a administração destas organizações como um negócio social, buscando uma gestão moderna para seguir funcionando de forma sustentável.

Em primeiro lugar, é preciso atualizar processos administrativos, melhorando a comunicação com seus diferentes públicos. Para isso, será necessário investir em recursos tecnológicos para melhorar a sua atuação e buscar novas parcerias.

Soluções em TI podem representar tanto a troca de computadores, alterações nas redes interna e externas como a criação de um banco de dados, implantação de softwares ou aplicativos. Também incluem:

– Ferramentas de comunicação;

– Armazenamento em nuvem;

– Site;

– Blog;

– Redes sociais;

– Entre outras opções.

Contar com uma consultoria especializada nesta área para o segmento garante a escolha certa das melhores estratégias, por meio de um planejamento mais assertivo.

Dessa forma, será possível potencializar os resultados em ações focadas nas necessidades do terceiro setor.

Benefícios
A aplicação de novas tecnologias em entidades sociais traz diversos benefícios:

– Agrega valor ao serviço prestado;

– Torna as atividades mais profissionais e ágeis;

– Melhora a visibilidade do trabalho para a comunidade;

– Amplia a transparência dos dados financeiros;

– Dá maior eficiência aos processos internos;

– Gera novas opções para obtenção de recursos e parcerias, entre outros.

Buscar a transformação digital representa um grande passo rumo ao sucesso no terceiro setor. Não sabe por onde começar? Conte com quem tem expertise em TI, com consultores especializados neste segmento.

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