Qual a solução de backup é mais eficiente para instituições do terceiro setor?

Tempo de leitura: 3 minutos

A adoção de soluções tecnológicas, como o backup, é necessária não apenas para empresas privadas e órgãos públicos, mas também para instituições do terceiro setor. Isso porque ela protege os dados da entidade, de parceiros, doadores e fornecedores e impede que os dados se percam caso ocorra algum problema.

É importante frisar que essas instituições, assim como qualquer outra, é passível de sofrer roubo de dados, por isso essa ferramenta é de extrema importância para evitar a exposição ao acesso de qualquer pessoa e causar perdas dessas informações, seja por conta de uma remoção acidental, falha nos discos ou no sistema, por exemplo.

Vamos entender um pouco mais sobre essa importância.

Por que a ferramenta de backup é tão importante
Conforme citado no tópico inicial, garantir a proteção das informações é imprescindível para qualquer empresa ou entidade. Para isso é necessário ter uma estratégia de proteção para esse tipo de risco, e o backup é uma importante ferramenta para contribuir nesse sentido.

O backup nada mais é do que a cópia de arquivos importantes em um outro dispositivo de armazenamento. Mas você deve estar se perguntando: se posso realizar essa cópia de diversas formas, inclusive em discos rígidos, por que investir em uma solução tecnológica mais específica para instituições do terceiro setor?

A reposta é que os softwares e aplicativos específicos de backup oferecem recursos essenciais que garantem muito mais segurança para os dados e informações. É comum, por exemplo, as pessoas esquecerem de realizar essas cópias. Isso não ocorre com um aplicativo, visto que é possível realizar um agendamento de backup para ter sempre a versão mais atual dos arquivos.

Outro importante benefício dessa ferramenta é a criptografia, ou seja, pessoas não autorizadas não conseguem acessar essas cópias. Além disso, pode-se destacar a economia de espaço no disco rígido possibilitada pela compactação dos arquivos.

Então, qual a melhor solução para garantir a segurança dos dados e estar protegido de vírus, acidentes, defeitos, invasão de hackers ou outros problemas no computador ou celular?

A solução mais eficiente e segura é o backup sistemático em nuvem, gerenciado por uma equipe especializada nesse tipo de serviço. Esse tipo de solução garante que uma cópia dos arquivos da instituição do terceiro setor seja armazenada um servidor em outro local, com o máximo de segurança e rapidamente disponível em caso de possíveis problemas e falhas.

Dessa forma, a instituição terá a garantia de que os dados e informações estarão seguros de forma totalmente automatizada, acompanhados por uma equipe especializada e com recursos de fácil acesso.

Portanto, podemos listar como principais benefícios desse tipo de backup realizado por uma empresa especializada:

Proteção de dados e aplicativos: todos os dados estarão seguros fora do local da empresa, protegidos, ainda, de interrupções ou possíveis alterações climáticas que poderiam causar problemas;
Armazenamento flexível: ao contrário das formas tradicionais de armazenamento, com o acompanhamento de uma empresa especializada os dados são armazenados em um local com capacidade ilimitada;
Rapidez e facilidade de acesso: os dados são recuperados rapidamente e os usuários autorizados podem ter acesso instantâneo em caso de problemas.
Quer saber mais sobre backup para instituições do terceiro setor? Acesse o nosso site e entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *