Conheça as principais técnicas de otimização de banco de dados

Tempo de leitura: 3 minutos

Vivemos na realidade em que os bancos de dados armazenam um dos maiores valores da atualidade: a informação.

Sistemas de bancos de dados ou SGBDs tendem a crescer exponencialmente, com o passar dos anos, e é preciso moldá-los de forma cada vez mais específica, considerando o tipo de aplicação para a qual serão utilizados.

Para que se chegue a um nível de excelência na utilização de um SGBD é preciso, além de ajustá-lo nos padrões específicos do que se busca, tempo de uso. Há mudanças e ajustes que apenas o uso poderá indicar.

Ferramentas essenciais

Para isso, vamos conversar sobre uma ferramenta de aprimoramento essencial, chamada Tuning.

O Tuning é um software de monitoramento de acessos ao SGBD. Toda a utilização de recursos pode ser identificada por meio desta ferramenta, como:

– Acessos;

– Tamanho de tabelas individuais;

– Recuperação e inserção de dados;

– Quantidade de vezes que determinado dado é utilizado.

Ela possibilita saber quais dados são mais utilizados e por quais dispositivos, fazendo o volume de atividade ser melhor estimado junto com o tamanho dos dados.

Outra importante ferramenta de otimização de um banco de dados é a BenchmarkSQL que, por meio de algumas etapas, faz uso de bibliotecas JDBC para viabilizar a comunicação com diferentes SGBDs, via utilização da linguagem SQL.

O PostgreSQL também se faz necessário, já que sua função precípua é ser um SGBD Objeto-Relacional.

Além disso é um software open source, isto é, completamente livre de encargos, por ter licença aberta e poder ser utilizado, distribuído e editado por qualquer pessoa.

O PHP é uma linguagem de processamento de hipertexto, que é uma linguagem de programação de computadores também livre, que possibilita ao usuário gerar conteúdos dinâmicos na web. Sem contar que é uma linguagem direcionada a objetos.

Outra poderosa ferramenta que poderá otimizar bastante o banco de dados de sua organização é ter um bom servidor web.

Trata-se de um software que processa solicitações HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto), que é o protocolo utilizado como padrão da web.

O navegador web utiliza o servidor para lhe fazer solicitações para acessar determinado site via HTTP. Assim, receberá o conteúdo solicitado.

O servidor Apache atualmente é o mais utilizado pelos usuários, por possuir grande compatibilidade com inúmeras plataformas, sem contar a boa performance e segurança que proporciona a quem o utiliza.

Além das ferramentas citadas, uma ótima técnica de otimização de dados é a sintonia de consultas e índices.

A finalidade da sintonia é avaliar os requisitos de maneira dinâmica. Vale dizer que esses requisitos variam conforme o tempo (semanas, meses etc.) e a ideia de recolocá-los em ordem, certamente proporcionará um melhor desenvolvimento do desempenho global.

A chave para uma eficaz sintonia de consulta é não é pensar exclusivamente no resultado, e sim nos meios hábeis para alcançá-lo. Mas para isso, deve haver sintonia de índices, porque sem eles fica mais complicado de se chegar aos resultados.

Consultas podem demorar muito quando houver ausência de índices. Deve-se atentar aos índices, porque alguns deles podem não ser utilizados e outros podem gerar sobrecarga do sistema de banco de dados.

Traçando padrões específicos e fazendo uso correto dessas ferramentas, é possível otimizar todo o SGBD.

Gostou? Então, acesse nosso site para mais conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *