Entenda como funciona o Suporte Técnico de TI

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O suporte técnico de TI consiste no conjunto de serviços prestados com o intuito de oferecer assistência na área tecnológica garantindo dessa forma que todos os equipamentos, ferramentas e máquinas do sistema de tecnologia de uma determinada organização funcionem da maneira adequada.

Sendo assim, trata-se de um setor de fundamental importância para toda e qualquer empresa que utilize tecnologia, nem que seja apenas uma rede de computadores, algo essencial em qualquer organização atualmente. Sem nenhum tipo de apoio, falhas na internet, pane nas máquinas ou em algum software de gestão podem causar problemas graves.

Mas como funciona o suporte técnico de TI? É o que explicaremos a seguir!

Suporte técnico de TI: como funciona?

Na área de Tecnologia da Informação é comum se deparar com os termos Help Desk e Service Desk e que geram muitas dúvidas. Apesar dos nomes semelhantes, cada uma das terminologias refere-se a serviços específicos dentro do universo de TI.

O Help Desk, por exemplo, oferece suporte para resolver questões técnicas mais simples ou direcionadas para uma única plataforma, como problemas no uso de dispositivos, falhas na internet ou dificuldade para usar algum software ou programa específico, por isso é considerado o primeiro nível de atendimento.

Já o Service Desk atende a demandas mais complexas atuando como um segundo nível de atendimento, atendendo não apenas como um suporte técnico, mas oferecendo um auxílio mais estratégico seja na implementação como na manutenção da infraestrutura de TI de uma empresa.

Sendo assim, nos problemas mais comuns e simples que podem surgir no dia a dia de uma empresa, o help desk pode resolver facilmente e de forma remota, o que torna o serviço muito mais barato. Já as questões mais complicadas que exijam um service desk, a presença física do profissional de TI na empresa é, geralmente, fundamental para solucionar o problema, o que não impede que este possa ser acionado remotamente para tentar resolver alguns tipos de problemas.

Os profissionais responsáveis pelo suporte técnico de TI precisam ter formação em Tecnologia da Informação e ter um conhecimento aprofundado bem como a capacidade de atuar com atividades como:

  • Projeto de redes de computadores bem como sua manutenção;
  • Atuação na segurança dos recursos da rede contra invasões, o que inclui criação de políticas de segurança, controle de acesso aos recursos, instalação, configuração e atualização de programas de antivírus, além de criação e manutenção de backups;
  • Instalação e manutenção de Sistemas Operacionais múltiplos;
  • Instalação e manutenção da comunicação digital (web, e-mail, VPN);
  • Instalação e manutenção de sistemas de gestão e sistemas de bancos de dados;
  • Suporte aos usuários da empresa.
  • Alguns gestores podem considerar oneroso o custo de ter uma equipe capacitada de TI na estrutura da empresa. Dessa forma, a contratação de uma empresa terceirizada no serviço de suporte de TI pode ser a melhor solução, visto que a organização poderá contar com um serviço totalmente especializado, composto por profissionais altamente capacitados em oferecer um serviço de alta qualidade. Se você está à procura de um suporte técnico de TI para a sua empresa, acesse o nosso site e entre em contato conosco!

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