4 soluções de TI para otimizar o atendimento na sua organização

Tempo de leitura: 3 minutos

Criar meios para conquistar a satisfação do cliente é um objetivo que todas as empresas têm em comum. Porém, para alcançar bons resultados no atendimento, é necessário que estratégias e investimentos sejam feitos.

Primeiramente, a empresa deve ter atenção aos passos que estruturam a venda: desde o primeiro contato até o pós-venda – momento em que as organizações entram em contato ou realizam pesquisas para verificar a satisfação do cliente com o produto ou serviço adquirido.

O que nem toda empresa sabe, é que a área de TI é uma parceira essencial para efetuar melhorias no atendimento ao cliente. Abaixo, confira 4 soluções de TI para otimizar o atendimento em sua empresa:

Atendimento

1. Chat

A implementação de um chat on-line –  atendentes reais on-line ou chatbot – é uma alternativa inteligente que a TI pode oferecer. O estilo de comunicação por chat facilita o acesso de diversos tipos de clientes, além de ser gratuito.

Os chats são conhecidos por promoverem otimização ao processo de atendimento, já que podem direcionar o cliente aos setores desejados. Além disso, por meio de Inteligência Artificial, o chatbot pode interpretar as palavras do cliente e tirar suas dúvidas.

2. Customer Relationship Management (CRM)

O Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento, em português, é um método que posiciona o consumidor como alvo de todos os processos e estratégias da empresa.

Na estratégia de negócio com foco no consumidor, a gestão é capaz de prever as necessidades da empresa e quais ações devem ser tomadas para que os resultados sejam cada vez melhores.

O CRM pode ser utilizado por meio de um software e cabe ao gestor responsável escolher quais opções do mercado mais se encaixam às suas demandas.

3. Planilhas de resoluções

Apesar de parecer antiquado, o uso de planilhas virtuais ainda é uma alternativa viável para facilitar processos. No atendimento ao cliente, por exemplo, a empresa pode estruturar uma planilha de resoluções rápidas. Ou seja, uma relação das dúvidas e problemas mais comuns com suas soluções organizadas.

Para levantar os dados que alimentam a planilha, é preciso realizar uma pesquisa sobre a rotina do atendimento, buscando:

• Dúvidas recorrentes;

• Problemas;

• Questões que não foram resolvidas por outros setores.

4. Unidade de Resposta Audível (URA)

Muito conhecida pelos profissionais de atendimento ao cliente, a URA é uma solução de TI que busca realizar o procedimento sem que haja a interferência de um atendente. Em linhas gerais, a URA é um hardware que se assemelha aos tradicionais, entretanto, é capaz de reconhecer sons de voz e digitação.

A URA é uma solução valiosa, pois pode ser utilizada tanto para o direcionamento de setores como para ajudar a resolver problemas de atendimento ao cliente a partir da planilha de resoluções (vista anteriormente).

Para concluir, a área de TI é a que mais oferece ferramentas aos negócios para otimizar o atendimento ao cliente. É a peça-chave que valoriza a reputação da empresa e conquista novos consumidores.

Se você se interessa pelo universo tecnológico ou tem uma empresa que está começando agora a implementar estratégias de Tecnologia da Informação, acesse o nosso site e nos siga no Facebook|Instagram para sempre ficar por dentro de novos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *