A importância da automação de processos na sua entidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Para o funcionamento eficiente de uma empresa é necessário que ela dê conta de uma série de tarefas, além das entregas de produtos e serviços, e para tudo há um prazo. Sendo assim, a otimização de atividades repetitivas pode tornar o dia a dia de uma companhia muito mais lucrativo e eficiente – tudo isso através da automação. Para ilustrar do que se trata a automação, pedimos que imaginem uma empresa que preste o serviço de emoldurar fotos. Se, por exemplo, nesta companhia há uma pessoa responsável exclusivamente por pregar a moldura com um martelo, a automação deste processo seria repassar este trabalho repetitivo para que uma máquina o realizasse. Há uma série de benefício na automação de processos, e veremos eles elencados a seguir:

Redução do tempo

• Quando se automatiza um determinado processo, é certo de que as atividades referentes a ele serão realizadas de forma mais rápida – uma vez que serão executadas com o auxílio da tecnologia e a automação também reduz o ciclo produtivo. Dessa forma, com os processos repetitivos tomados por máquinas, os profissionais ficam com tempo livre para ações menos burocráticas e com mais chances de retorno para a companhia.

Aumento da eficiência

• Ao automatizar um processo, move-se a tecnologia para trabalhar a seu favor, isto é, coloca-se uma máquina para tomar conta de processos mais repetitivos o que evita os erros humanos capazes de gerar perdas para a companhia, não só de dinheiro como de tempo também. Contando a agilidade e a produtividade da automação, é certo que a eficiência dos processos tem significativa melhora. Sem falar que sistemas de qualidade para automatização dos negócios oferecem relatórios dos trabalhos realizados o que também melhora a eficiência do processo produtivo uma vez que facilita a gestão da produção como um todo.

Integração de informações

• A partir da automação dos processos negociais é possível fazer com que diferentes setores da mesma empresa falem a mesma língua, uma vez que, após a automação, é possível unir sistemas e bancos de dados de diferentes setores negociais. Dessa forma, é possível que os colaboradores das mais diversas áreas tenham acesso facilitado às informações dos bancos de dados. Sendo assim, por exemplo, se o processo de contratação possui um contrato padrão automatizado pelo jurídico, é possível que o RH tenha acesso facilitado a este contrato e pode consultá-lo sempre que precisar. Esta facilitação de dados ajuda também no processo de tomada de decisões.

Diminuição de custos

• Quando se fala em automação, é certo que o aproveitamento de recursos é maior, independentemente da área que se automatize: caso se trate da automação de fabricação de alimentos, os ingredientes serão aproveitados até o fim por uma máquina, caso se trate de uma automação de processos empresariais, o tempo dos funcionários será mais bem aproveitado com processos não tão repetitivos, e que possam gerar mais ganhos para a companhia. Dessa forma, há uma diminuição de custos significativa. Além disso, a automação também contribui com a redução da taxa de turnover, pois tendo como atingir melhores resultados simplificando os processos, a equipe terá menos razões para procurar outras opções de mercado. Sem falar na redução dos custos com funcionários que não se fizerem necessários nos processos da companhia.

Gostou e quer ficar por dentro de todos os conteúdos? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook|Instagram para sempre ficar por dentro de novos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *