9 vantagens de se adotar monitoramento dos ativos de TI

Tempo de leitura: 5 minutos

O monitoramento dos ativos de TI é um conjunto de práticas que combina funções financeiras, técnicas e de gerenciamento. Tudo para equilibrar gastos e economizar tempo e esforços da sua equipe.

Tido como um recurso essencial para qualquer organização, ele ajuda a realizar esta gestão com eficácia. E mais: ainda pode auxiliar a corporação a encontrar diversos benefícios que farão toda a diferença em seus departamentos.

Se interessou a respeito do monitoramento dos ativos de TI e quer saber mais sobre este tema? Descubra agora as vantagens de implementar esta tecnologia e surpreenda-se com as surpresas que esta inovação pode lhe trazer!

1. Garante um maior controle do seu ambiente de TI

Como mencionado, o monitoramento dos ativos de TI é o conjunto de práticas que te ajuda a gerenciar este ambiente. Por isso, utilize esse processo para analisar as áreas mais críticas para os seus negócios e realize mudanças positivas.

Observe o que é usado constantemente e encontre seus maiores gastos com softwares e equipamentos. Faça uma supervisão detalhada destes ativos e descobrirá um maior controle das máquinas, sistemas e todas as operações.

2. Possibilita uma visão real dos seus ativos

As organizações geralmente têm uma discrepância significativa entre seus ativos relatados e o que realmente possuem. Por isso, o monitoramento dará à companhia uma imagem mais clara do volume e do tipo de ativos já adquiridos.

Dessa maneira, busque conhecer a localização e o uso comercial de seus hardwares e softwares. Com isso, você poderá destacar os que não estão sendo utilizados ou estão subutilizados. Definindo, assim, os que podem ser recuperados ou redirecionados para outro lugar.

3. Melhora a utilização e eliminar o desperdício

Este monitoramento mantém as informações atualizadas, para que as equipes possam eliminar o desperdício e melhorem a utilização. Assim, ele economiza dinheiro, uma vez que ajuda a evitar compras desnecessárias e reduz os custos de licenciamento e suporte.

Além disso, o aumento do controle também reforça a conformidade com as políticas de segurança e legais, reduzindo os riscos. Logo, as implicações positivas em custos e produtividade beneficiam a organização como um todo.

4. O monitoramento dos ativos de TI possibilita uma maior governança

O monitoramento de ativos de TI analisa a performance de diversos recursos, como servidores, softwares, roteadores e equipamentos. Por este motivo, quanto maior a visibilidade, mais eficaz será a sua governança.

Afinal, ao saber o que está em sua propriedade, você terá um melhor controle sobre os principais ativos. O que gera uma menor probabilidade de serem perdidos devido a qualquer adversidade.

Ademais, ao verificar como se comportam os programas e hardwares, é possível ser proativos em ocorrências de falhas e indisponibilidades. E isso, é claro, vai minimizar os riscos e as possíveis perdas.

5. A sua companhia recebe maior vantagem competitiva dentre as demais

Ao democratizar o acesso aos insights, a organização ganha uma vantagem competitiva, entregando valor com mais rapidez. Isso porque, com os dados certos, as equipes podem prever o impacto dessas mudanças antes que elas ocorram.

Sendo assim, ao controlar, rastrear e dominar os ativos de TI, é possível que toda a companhia se torne inovadora. E ainda forneça valor enquanto acompanha o ritmo da inovação moderna!

6. O monitoramento dos ativos de TI é uma fonte fidedigna para as equipes

Muitas vezes, os ativos são rastreados em vários lugares diferentes e por diversas pessoas. Assim, as informações acabam descentralizadas e tudo pode se transformar em um verdadeiro caos para quem lida com estes pormenores.

No entanto, ao controlar os ativos de TI, é possível trazer ordem e gerar informações mais precisas. Isso auxilia na tomada de decisões, traz mais credibilidade e permite que os gestores estejam pautados por dados fundamentados.

7. Esta estratégia garante um maior fluxo de trabalho e produtividade

A tecnologia está se tornando cada vez mais vital no dia a dia, especialmente no setor corporativo. Quase todo o trabalho depende da qualidade e velocidade destes equipamentos, o que torna o monitoramento dos ativos de TI essencial.

Portanto, se o software e hardware de TI estiverem desatualizados, eles criarão um obstáculo no fluxo de trabalho. E isso vai influenciar negativamente a produtividade de seus funcionários, retardando o progresso e levando a prazos perdidos.

Por outro lado, o monitoramento adequado e os ativos atualizados geram um fluxo de trabalho mais veloz e de alta produtividade. Isso ajudará a otimizar as operações da sua empresa, incluindo planejamento, uso de recursos e implementação do programa de gerenciamento.

8. É uma oportunidade de se manter a salvo dos hackers

Com a tecnologia avançando a um ritmo incomensurável, as ameaças à segurança cibernética também estão aumentando em um ritmo alarmante. Por essa razão, os ativos atualizados impedem que hackers tenham acesso à sua empresa e causem danos terríveis.

Afinal, ao ser capaz de fazer o monitoramento dos ativos de TI, você está ciente das vulnerabilidades que possui. Isso o deixará mais protegido dos ataques de concorrentes em busca de uma vantagem ou de terceiros com más intenções.

9. As reclamações de clientes diminuem

Os clientes são a base de um negócio e tendem a ser muito beneficiados pelo monitoramento dos ativos de TI. Isso ocorre porque esta prática fará toda a sua operação funcionar com mais tranquilidade.

Assim, você terá um processo bem documentado e pode usar todas estas informações para fornecer o melhor atendimento ao consumidor. Acredite, isso irá mitigar reclamações e ainda fidelizá-los.

Precisa de ajuda?

Quer implementar o monitoramento dos ativos de TI na rotina da sua empresa? A Completo pode te ajudar. Isso porque a nossa empresa conta com um monitoramento remoto dos servidores de rede, links, bem como dispositivos de rede.

Levando isso em consideração, estamos aptos para identificar os riscos de forma proativa. E, desse modo, tomamos medidas eficazes para lidar com qualquer adversidade, antes mesmo de se tornar um problema emergencial.

Gostou e quer ficar por dentro de todos os conteúdos? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook|Instagram para sempre ficar por dentro de novos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *