Serviços de service desk profissionais garante a produtividade das organizações

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O que você faz quando não consegue imprimir? Ou quando o seu computador está lento? Ou ainda quando tem um invasor na rede do seu escritório?

Em muitas empresas, há uma pessoa (ou departamento) a quem todos procuram quando ocorre esse tipo de situação — alguém que entende como corrigir problemas enquanto eles surgem e mantém a produtividade em alta.

Ter uma pessoa disponível para ajudar a resolver os problemas de tecnologia deve estar no topo da lista de necessidades da sua organização. É por isso que serviços de service desk profissionais têm crescido tanto e se tornado peças-chave na manutenção da performance das empresas.

No artigo a seguir, você vai descobrir como um serviço de service desk profissional garante a produtividade das organizações nas operações do dia a dia. Confira!

O que é um service desk profissional?

Um serviço de service desk pretende ser o principal ponto de interação entre os usuários de uma organização e um serviço de TI para resolver emergências e problemas comuns.

O service desk profissional vai além de uma típica central de ajuda para emergências (conhecida como help desk), ele gerencia incidentes, como interrupções de serviço e tarefas relacionadas a serviços de rotina, criando soluções para problemas comuns de comunicação e paradas inesperadas nos sistemas informatizados.

Para além do escopo do help desk, o service desk atua para atender as mais diferentes necessidades de TI em um único local. Isso permite que o service desk ocupe uma posição estratégica na integração dos processos corporativos com os recursos tecnológicos.

Como o service desk garante a produtividade das empresas?

Os service desks lidam com as tarefas de suporte a problemas inesperados, além de solucionarem necessidades estruturantes nas organizações, incluindo o planejamento da infraestrutura, a gestão dos acessos e consultoria sobre novas soluções para as empresas.

A função de monitorar, documentar e trabalhar para prevenir incidentes é uma das principais contribuições do service desk para a produtividade de uma organização. Com isso em mente, diversas tarefas de atendimento aos profissionais da empresa e à fiscalização das políticas de segurança e privacidade são direcionadas justamente para garantir a redução dos incidentes.

Mesmo com a responsabilidade de garantir a segurança e a produtividade da estrutura de TI das empresas, o service desk também pode ter um papel relevante na expansão da organização, na gestão de contratos de tecnologia e na consultoria para a criação de soluções de software personalizadas para as necessidades dos negócios.

Além disso, o service desk também pode atuar em conjunto com outros departamentos dentro das empresas, tais como:

  • Recursos humanos;
  • Integração de aquisições;
  • Gestão de acessos;
  • Cadastro e verificação de fornecedores e parceiros;
  • Criação de relatórios e métricas;
  • Gestão de estoques e distribuição;
  • Infraestruturas de segurança offline.

Em todos esses setores, o service desk auxilia a criar um ambiente produtivo confiável, promove a segurança das informações e é fundamental para agilizar os processos de forma eficaz.

Quer conhecer mais sobre esse serviço estratégico para a produtividade da sua organização? Acesse nosso site e saiba como é fácil implementar um service desk na sua empresa!

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